terça-feira, 6 de setembro de 2016

**Santo Inacio de LOYOLA





Tiügo Lopez - nasceu em Azpeitia - País Basco  em 31 de maio de 1491 e morreu em  31 de julho de 1556 em Roma  na Itália,  tendo sido fundador da Companhia de Jesus Ordem Religiosa Católica Romana.

Foi venerado também pela Igreja Anglicana,  foi beatificado  em 1609  por Paulo V  e canonizado em 12 de março de 1622 pelo Papa Gregório XV.

 Festa litúrgica em 31 de julho

Nasceu num castelo  em Loyola  sendo o mais novo de 13 irmãos e irmãs. Após a morte da mãe quando tinha 16 anos tornou-se pajem de um familiar que era Ministro do Tesouro Real  no Reino de Castela, durante o reinado de Fernando de Aragão, passando a levar uma vida leviana como cortesão.

Era militar e em 1516 aos 25 anos ficou a serviço do Vice-Rei de Navarra. Era a família do Duque Antonio Manrique de Lara. 
Tendo sido ferido na Batalha de Pamplona  em 25 de maio de 1521,  passou inválido por meses passando co castelo de seu pai. 
Nesse período leu muitos livros sobre a vida dos Santos, e á partir dessas leituras escolheu uma vida dedicada a Deus, em feitos históricos de São Francisco de Assis e outros religiosos.

Dedicou-se à conversão dos infiéis na Terra Santa. Criou exercícios espirituais que influíram nos métodos de Evangelização da Igreja: "o  moinho para onde os Jesuítas são ativados. Eles emergem com caracteres e talentos diversos, mas as marcas expressas permanecem indeléveis."


Após recuperar a saúde, deixou a casa do pai, para dedicar-se à "Divina Majestade". Foi para o Mosteiro de Montserrat,  e após confessar-se por três dias, pendurou seu equipamento militar perante uma imagem da virgem, colocando a roupa de mendigo com tecido de saco.


Morou na Catalunha no Mosteiro de Manresa, mas não era monge, era só hóspede. Impôs-se penitências imitando os santos, vivendo de esmolas, não comia carne nem tomava vinho.
Frequentava missa  e rezava a Liturgia das Horas,  que era um  Ofício Divino -  oração pública comunitária com salmos, cânticos e passagens bíblicas.




Teve diversas experiências e visões, e também provações, como: desânimo, aflições e "noite escura da alma", termo de São João da Cruz (incerteza e dúvida quanto a fé).

Entretanto, as visões trouxeram segurança à sua fé.
Aos 32 anos foi para Barcelona com dinheiro de esmolas, e depois para Roma para ter o passaporte pontifício. Em Jerusalém foi recebido pelos franciscanos.

Em 15 de agosto de 1534 ele e outros seis fundaram a Companhia de Jesus. Seu desejo era salvar almas e o amor que sentia por Jesus.

Desta forma havia deixado a espada aos pés de Nossa Senhora de Montserrat, vivendo como eremita, e assim pode fazer os Exercícios Espirituais,  e também estudar Filosofia e Teologia.



A finalidade da Companhia de Jesus  não era ocupar-ase somente com a graça divina,  da  salvação e perfeição da própria alma, mas com a mesma graça, esforçar-se intensamente por ajudar a salvação da alma do próximo.

Quando o protestantismo cresceu na Alemanha, Países Baixos, Áustria, Polônia e em outros países, Santo Inácio enviou discípulos para reconduzir as almas para a Igreja.

Ele era venerado como santo ainda vivo, devido ao amor e cuidados com seus filhos espirituais.




Com amor
Eu sou
mlrbäurich






Nenhum comentário:

Postar um comentário